Os escravos eram, geralmente, capturados por negros na África, tribos rivais escravizavam inimigos e os vendiam a portugueses que os transportariam em seus navios negreiros até o Brasil, onde seriam novamente vendidos, dessa vez em mercados de escravos.

Mercado de escravos
Não é verdade que aos escravos cabia fazer todos os serviços que os brancos não gostavam de fazer, aos escravos cabia fazer todos os serviços. Entre esses serviços estava o da olaria, ou seja, trabalhar o barro para fazer, entre outras coisas, telhas. Um trabalho nada fácil, os moldes para as telhas eram as coxas dos negros. Trabalho árduo, cansativo e bastante ingrato, afinal as telhas dificilmente sairiam com medidas exatas, já que pessoas diferentes possuem coxas de tamanhos diferentes e, até mesmo, formatos. O resultado era esse aí de baixo:
Ou seja, um resultado não muito agradável, uma coisa muito mal feita. E foi inspirado nisso, uma coisa mal feita, feita nas coxas dos escravos que surgiu a expressão que significa que algo não foi feito com capricho, foi mal feito, foi feito nas coxas...

Nenhum comentário:
Postar um comentário